quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Liberdades

Vivo condicionado.
Não por inteiro, momentos de mim.
Partes da minha vida são ditadas pelos outros, e não pode deixar de ser.
Há quem diga ser livre, pensa que pode fazer tudo que lhe vier a cabeça.
Contesto. Discordo.
A juventude luta por uma liberdade, há os idealizadores, que lutam para serem livres, que se pensam como seres livres, mesmo debaixo das asas dos pais.
O caro leitor há de concordar que liberdade é um termo muito amplo, para almeja-la e critica-la.
Creio que a liberdade existe. No entanto não em seu sentido geral, amplo, esparso, mas sim liberdade em algo, para fazer alguma coisa. Por exemplo, há pessoas que tem liberdade na área dos relacionamentos, outras já não, tem impedimentos, próprios ou não. "O que vão pensar de mim se me virem com tal pessoa?", nesse caso esse seria um certo impedimento para determinada pessoa.
Passado esse momento chato de explicação, espero que concorde comigo que muitas vezes não podemos realizar o que queremos, há muita coisa em "jogo", valores, família, sociedade, regras, leis e uma infinidade de fatores, até mesmo fatores geográficos, atléticos, sei lá o que mais, o fato é: vivemos condicionados.
Eu não tenho certas escolhas, você não, ninguém tem.
E como viver diante de algo que você quer atravessar mas não pode?
Em alguns casos pode ser medo, acomodação, 'n' motivos.
É certo que pra tudo há uma solução, a "liberdade" na verdade existe, o que ocorre é que o caminho que deverá ser percorrido para alcançá-la pode não valer a pena.
E não venha me falar que a liberdade vale qualquer preço.
Talvez aquela no sentido amplo valha, mas pequenas liberdades podem não valer.
Por fim, penso que devemos abrir mão de algumas para que tenhamos outras.
E não poderia haver melhor conclusão que essa, pelo menos até o momento.

2 comentários:

Anônimo disse...

td é questão de escolha e renúncia até "nossa liberdade"
"... a vida é feita de escolhas, a cada escolha uma renúncia..."
Mts vezes almejamos tanto essa tal liberdade, mas na realizade não a queremos por “completo” em nossas vidas talvez por medo ou.. como vc disse: "... o caminho que deverá ser percorrido para alcançá-la pode não valer a pena...”
E como somos responsáveis por nossas próprias escolhas, devemos ao menos tentar fazer sempre as melhores.
Adorei o escrito!!

PS. estou sempre por aqui sim Thandara, gosto mt do blog rs!

Bjo

Anônimo disse...

Liberdade entra para o rol das coisas que são como o orifício terminal do sistema digestório: cada um tem o seu, e cuida como quer.....